QUE TIPO DE ALIMENTO VOCÊ ANDA COMENDO?
O QUE VOCÊ PERMITE QUE SEUS FILHOS COMAM?
Quando conseguimos parar para analisar nossos hábitos, nos deparamos com muitas inconsistências, coisas que são naturais para nós, mas que ao longo da vida vão nos prejudicando e minando nossas forças.
Dessa forma vamos vivendo e criando aqueles a quem mais amamos, nossos filhos, nossa herança para as futuras gerações e assim criando um ciclo de destruição pelos maus hábitos e quando pensamos em perda das forças pensamos no alimento que serve para fortalecer nosso físico e também nossa mente.
Portanto quando comemos muito açúcar nos predispomos a ter Diabetes, ou quando consumimos muito sal tendemos a ser hipertenso, isso nos mostra que não só a qualidade daquilo que ingerimos é importante como também a quantidade, ou seja, evitar os excessos nos garante, de uma forma geral, mais saúde.
Da mesma forma os medicamentos ou o veneno, que na dose certa pode curar, ingeridos com excessos certamente pode matar.
Normalmente, pela agitação do dia, e pela forma ao qual tratamos nossos hábitos diários, vamos levando a vida de forma desequilibrada e sem aperceber-se também treinando as futuras gerações no mesmo ritmo desregulado.
Entretanto o alimento para o corpo é apenas uma parte do que define nossa saúde, pois o alimento para nossa mente é mais importante que o alimento para nosso físico, pois este pode ter não só consequências psíquicas, mas físicas também.
Exemplos simples é a televisão, internet e celulares que tem sido utilizado de forma descontrolada por adultos e crianças.
Essas tecnologias são também uma forma de alimento e fuga, agem diretamente em nossa mente, em nossos sentimentos, podendo levar uma pessoa da exultação a melancolia em minutos, que geram em nosso corpo diversas reações químicas, psíquicas e até mesmo físicas como o desgaste da visão, nervos e outros.
Uma das doenças mais comuns em nossos dias é o “viciado digital”, pessoas que precisam de tratamento especializado para se livrar do vício da internet, redes sociais, jogos, sexo virtual e tantos outros atrativos que utilizados em altas doses pode trazer graves consequências, levando a pessoa a querer viver em um mundo que não é real.
Há tempos vimos o caso de um viciado em jogos violentos matar pessoas inocentes em um cinema, ele saiu do mundo virtual para realizar algo que lhe desse mais adrenalina, mais prazer, naquilo que era sua vida virtual, matar pessoas, assim passou de jovem estudante de medicina a assassino. Jesus de forma sábia nos ensinou que “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”
Quando observamos estas palavras podemos lembrar que na criação o sopro de vida foi a Palavra de Deus, da mesma forma quando lemos a Bíblia e cremos que esta também é a Palavra de Deus, seu poder se manifesta e nos dá forças e sabedoria para conduzir melhor nossos hábitos e consequentemente ter uma vida melhor e mais abundante.
Quando equilibramos nossos hábitos, e de forma equilibrada alimentamos nosso físico e mente, conseguimos ter uma sociedade feita por pessoas mais centradas e justas.
Olhem para o mundo! Nunca se alimentou tanto as pessoas com violência, nunca se alimentou tanto as pessoas com promiscuidade, nunca se alimentou tanto as pessoas com falsa alegria “ostentar e viver a vida”.
A questão é que estas gerações desiquilibradas acabam em sua maioria não atingindo seus objetivos, se decepcionando, pois não estavam preparados para enfrentar o que viria pela frente, assim vemos em muitas partes do mundo o aumento do suicídio entre jovens em uma crescente, o aumento da criminalidade entre jovens e tantas outras situações que certamente não contribuirão para o futuro de nossos filhos.
Esta em nossas mãos, dar a nossos filhos uma saúde física e mental equilibrada, não tenha medo de ser visto como “careta”, “velho”, “arcaico”, “retrogrado”, mas tenha a certeza que no futuro você será para ele somente um herói que lutou por ele.